quinta-feira, 6 de novembro de 2008

de se lhe tirar o chapéu!

De uma forma simples, mas muito activa, o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, tem feito um trabalho ímpar na promoção do seu espólio, mas também na divulgação de tudo o que tem a ver com aquilo que as pessoas põem na cabeça. Não se ficando por aí, promovem todo o tipo de actividades relacionadas com museologia, assim como workshops dos mais variados temas, demonstrando que um espaço de cultura pode ser muito mais do que apenas o mote principal para o qual foi criado.

Em Outubro de 2006, criaram um blog, espaço de comunicação para "dar conta daquilo que temos programado e daquilo que fizemos, daquilo que pensamos e daquilo que sentimos, sempre com a mesma paixão que nos move diariamente a fazer deste “um museu de se lhe tirar o chapéu”. Têm também uma newsletter que sai todos os meses com as novidades e a grande variedade de propostas para todas as idades. Como diz o site da autarquia: "é um museu vivo (...) um espaço socialmente activo e cultural e pedagogicamente útil, que evoca histórias e memórias, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento da identidade e cultura sanjoanenses".

A paixão percebe-se nas exposições, nas oficinas que promovem, na quantidade de visitantes, nas imagens que postam a contar o "mundo" que pode envolver algo tão simples como um chapéu. Também já tiveram música, matemática, marionetas, poesia, dança, férias, cartoons, teatro, e tantas outras coisas que é difícil enumerar tudo. São mesmo um exemplo de trabalho, dedicação e promoção fora de série e a todos os que fazem deste museu uma realidade, tiro o meu chapéu!

Sem comentários: